sábado, 3 de março de 2012

Educação - Comunicação - Artes Visuais














 

“Vivemos num mundo altamente mediado onde a diversidade de modos comunicativos (linguagem, imagens, sons, música, sons, texturas e gestos) é parte de nossas práticas diárias e educacionais. Estas expressões semióticas agem interativa e separadamente, comunicando-nos significados diversos. A linguagem é dos principais modos comunicativos. Com os novos avanços tecnológicos, no entanto, novos gêneros discursivos (hipertexto em páginas da Internet, bloggs, mensagens de celulares etc..) surgem quase que diariamente. Precisamos de um novo aparato para entender, interpretar e criticar estas novas modalidades, compostas de muitos modos semióticos que se refletem tanto na educação como em todas as expressões artísticas. Estudos teóricos recentes sobre multi-modalidade (Kress, G. e Van Leeuwen, T. 2001, Kress, G. e Van Leeuwen, T. 1996, entre outros) nos mostram que não podemos mais ignorar a multiplicidade de significados apresentados nessas novas práticas discursivas. Estas são algumas das questões que irei abordar nesta apresentação. Examinando uma variedade de gêneros e modos semióticos e discursivos (turismo, páginas da Internet, textos jornalísticos, anúncios e propaganda, entre outros), discutirei como um ‘approach’ multi-modal, social e semiótico pode ajudar o/a analista a desconstruir significados muitas vezes não explícitos e ideologicamente problemáticos”.

Carmen Rosa Caldas-Coulthard
Possui graduação em Língua e Literatura Estrangeira - Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina, e doutorado em Língua Inglesa - Análise do Discurso - University of Birmingham. Atualmente é professora sênior na Universidade de Birmingham.