sábado, 27 de outubro de 2012

Grandes marcas (ou coisas que assustam)




Certas marcas chegam a me assustar com tamanha visão de mercado e competência para atingir objetivos.
E talvez o que me assuste mais seja sua capacidade de trabalhar subjetividades com finalidades comerciais. (Pra mim, os dois exemplos mais clássicos são coca-cola e google.)

Em véspera de eleições (segundo turno para a prefeitura de Florianópolis), não posso deixar de pensar que se nossos governantes fossem tão competentes quanto esses empresários, nosso mundo seria melhor.
Mas tá bem... se uma prefeitura não consegue cuidar de uma praça (ou tirar um projeto de jardim botânico do papel), a gente também fica feliz com uma empresa privada indo lá pra cuidar/criar (e enchê-la de placas com sua marca como contrapartida).

Assim, de praça em praça, nos pontos de onibus (e até dentro do onibus) a gente vai vendo marcas em tudo. Tudo é mídia, é meio para se mostrar/vender algo.

Mas tem algo que além de uma ótima sacada, acho de muito bom gosto... Os google doodles - aquelas modificações na marca do google para homenagear algum evento ou personalidade. É um desses que ilustra este post. (e foi por ele que fiquei sabendo que o bondinho do Rio comemora 100 anos hoje)

O troço é tão bacana que está o tempo todo agregando coisas novas. Antes era apenas uma imagem estática do lettering. Com o tempo incorporaram-se cenários. Depois movimento. Atualmente vários deles têm interação (funcionando como joguinhos ou histórias). Recentemente descobri que o próprio Google disponibiliza um catálogo de todos esses doodles - separando por ano e/ou por país.

Ficou curioso? Dá uma olhada lá: www.google.com/doodles

Nenhum comentário:

Postar um comentário