sábado, 12 de setembro de 2015

Fotografia e tecnologia

Hoje em dia, com a popularização das câmeras digitais e dos processos de impressão/compartilhamento das fotos, o ato de fotografar tornou-se mais que banal, tornou-se compulsivo. Mais quantitativo que qualitativo. Um usuário comum pode passar bastante tempo sem sentir necessidade de conhecer o funcionamento da câmera. Talvez sinta quando quiser tirar uma foto da lua e não conseguir capturar a textura, ou quando perder as cores daquele por do sol, o movimento de um pássaro em vôo...

Na educação a distância é comum utilizarmos algo que chamamos "objeto de aprendizagem".
Objetos de aprendizagem são recursos com finalidade educacional e com relativa autosuficiência em termos de conteúdo. Normalmente estão inseridos dentro de um curso ead ou mesmo servindo de suporte para educação presencial. Na criação objetos de aprendizagem normalmente estão envolvidos vários profissionais: programador, webdesigner, designer gráfico, designer instrucional, além de um especialista (na área de conhecimento do objeto).

Pois acabei de conhecer um objeto de aprendizagem, que apesar de não estar sendo chamado por esse nome, e apesar de estar em um contexto organizacional e de marca, é bastante educativo, interativo e interessante, especialmente para quem gosta de FOTOGRAFIA e já se viu naqueles apertos de não querer utilizar o modo automático e querer manipular efeitos de luz, profundidade, etc.. ...mas não conseguir a tempo!

Ele é da Canon e funciona como um simulador no qual o usuário manipula os diferentes controles/dispositivos de uma camera fotográfica e ele retorna com a imagem resultante daquelas escolhas.

O recurso é leve, a interface é amiga, e o conhecimento está super bem trabalhado. Mandaram bem! Pra quem trabalha com tecnologias na educação e pra quem curte fotografia é O-BRI-GA-TÓ-RIO! Vai lá no site da Canon, ou clique aqui neste atalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário